top of page
  • Foto do escritorMariana Melara Reis

Reabertura das agências do INSS é adiada para 14 de setembro



Desde março de 2020 e o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, as agências da Previdência Social estão fechadas. A previsão de reabertura inicial era para o dia 13 de julho, numa primeira prorrogação 03 de agosto, posteriormente alterada para 24 de agosto e agora, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resolveram fazer uma nova alteração na data.


Na segunda-feira, dia 24, foi publicada uma portaria que altera a data do retorno gradual do atendimento presencial das agências do Instituto Nacional do Seguro Social para 14 de setembro. Dessa forma, o atendimento segue exclusivamente por canais remotos pelo menos até o dia 11 de setembro.


Até lá, para acessar os serviços da Previdência, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais: Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone. As entidades conveniadas como a OAB, possuem ainda o canal do INSS Virtual. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.


O fechamento das mais de 1,5 mil agências do INSS, por causa da pandemia pelo coronavírus, dificulta a vida dos segurados e beneficiários. Os segurados mais afetados são aqueles à espera de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e amparo assistencial ao deficiente e ao idoso que precisam, necessariamente, de uma avaliação presencial para que seus pedidos de benefícios sejam concedidos.


O INSS tem permitido a antecipação do benefício de auxílio-doença, mas no valor máximo de 1 salário mínimo a ser futuramente compensando. Ainda restam muitas dificuldades no cumprimento de exigências nos demais benefícios de aposentadorias, pensões e auxílios, que devem aguardar ainda a abertura das agências.

18 visualizações0 comentário
bottom of page